Por que o Pilates para idosos tem se tornado uma prática cada vez mais comum?
Com a chegada da velhice, nosso corpo vai perdendo a vitalidade que havia na juventude e no início da fase adulta.
Perda de massa muscular e densidade óssea são apenas dois de alguns fatores marcantes da terceira idade e que sinalizam que algo deve ser feito para reverter esse quadro.
Certamente, não podemos voltar no tempo, mas algumas práticas, hábitos e exercícios podem nos manter em boa forma, fisicamente e mentalmente.
No caso do Pilates para idosos, não se trata de melhora apenas na musculatura, mas ganhos de equilíbrio, força, concentração, memória e um aspecto importantíssimo nessa fase da vida: combate a Osteoporose e outras patologias da terceira idade.
Nesse post você vai entender como o Pilates combate doenças típicas da terceira idade, em especial a osteoporose. Leia até o final!
O que é a Osteoporose?
Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose tem sua causa centralizada principalmente na queda natural da densidade óssea, mas pode ser agravada ou desencadeada por:
- Dieta pobre em cálcio;
- Ausência ou pouca atividade física;
- Alcoolismo e Tabagismo;
- IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 19kg/m²
- Uso frequente de remédios como corticoides.
Seu tratamento pode ser medicamentoso ou não-medicamentoso.
Osteoporose: Como identificar pelos sintomas
Dependendo do histórico da família e dos hábitos que leva, um idoso pode apresentar mais predisposição para desenvolver algumas patologias do que outras.
Mas no geral, uma coisa é certa: a osteoporose é uma doença silenciosa, o que pode muitas vezes agravar o quadro. Muitas vezes o idoso fratura e cai da própria altura. Com a perda gradativa de cálcio e densidade nos ossos, um dos primeiros sintomas para se ficar atento é a ocorrência frequente de lesões ou fraturas.
Outros sintomas da osteoporose incluem:
· Dores nos ossos e nas articulações;
· Redução na altura de 2 ou 3 centímetros;
· Fragilidade óssea e fraturas principalmente nas vértebras da coluna e no fêmur.
O ideal é que assim que se perceba os sintomas, o paciente visite um fisioterapeuta ou ortopedista de sua confiança para receber um diagnóstico mais preciso.
Mas, vamos para ao que interessa: Como o Pilates pode ajudar a tratar a osteoporose?
Isso é simples. O Pilates ajuda o corpo a desenvolver equilíbrio, força e coordenação motora, o que por si só já evita quedas e lesões.
Além disso, os exercícios de Pilates desenvolvem resistência corporal, correção da postura e aumento da formação óssea, através dos exercícios de contração muscular ativa e a resistência constante das molas.
No fim das contas, o Pilates para idosos é uma forma dinâmica e natural de tratar a Osteoporose, trazendo qualidade de vida para o idoso em todos os aspectos.
Como o Pilates para Idosos ajuda a combater outras doenças da terceira idade?
Exercício físico por si só já é bastante recomendado para a terceira idade. Porém, o exercício direcionado pelo método Pilates vai trabalhar o corpo como um todo, oferecendo uma gama bem maior de benefícios.
Um exemplo clássico é a depressão. Com o envelhecimento, o idoso pode sentir-se abandonado e obsoleto, deixado de lado e excluído.
O Pilates para idosos é uma ótima alternativa pois, diminui o estresse e a ansiedade e ainda promove um momento de socialização e descontração saudável.
Outra doença que pode ser mais bem controlada com Pilates para idosos é o diabetes.
Sabemos que quanto maior a quantidade de estresse, mais açúcar é liberado no sangue. Como o Pilates controla a ansiedade, isso colabora para a manutenção dos níveis de açúcar bem aonde eles devem ficar.
Artrite e as doenças cardiovasculares também ganham destaque nesse ranking.
Como se trata de exercícios de baixo impacto e que promovem controle, equilíbrio e flexibilidade, os movimentos se tornam “mais especializados”, privilegiando as cargas moderadas e facilitando a mobilidade, alívio de dor no idoso.
Dica bônus: Como se manter sempre jovem em qualquer idade
Como ninguém quer ficar velho, aqui vão algumas dicas para você estar sempre com o pique de uma criança:
- Exercite a mente. Jogar xadrez, ler um livro atual e fazer palavras cruzadas são ótimos exercícios para a mente. Aprender é sempre uma atividade regenerativa!
- Atividade física é bom para tudo. Caminhada, dança, uma corrida ou academia são ótimas opções a se considerar.
- Uma alimentação balanceada, rica em cálcio, ferro e vitaminas vão deixá-lo bem nutrido e mais resistente a doenças.
- Viva cercado das pessoas que você ama. Viva intensamente, sorria! Afinal, a juventude mora dentro de nós!
Gostou das dicas? Da próxima vez que você pensar em Pilates para Idosos, pense em qualidade de vida, mais saúde e menos doenças a caminho!