Treino Funcional: 5 motivos para incluir a Atividade nas suas metas para 2020!

treino funcional

Treino Funcional, você já conhece essa modalidade?

Se você já está começando a pensar na sua lista de planos para 2020, não pode deixar de incluir o item: “abandonar o sedentarismo” como um dos principais objetivos.

Mais do que entrar na onda de academia e do fitness, investir em uma atividade prazerosa e funcional vai trazer inúmeros benefícios para você e para o seu bolso. (acredite!).

O que é o Treino Funcional?

Como o nome bacana sugere, é uma modalidade de treinamento baseada em movimentos funcionais (que possuem uma função), muitos deles que realizamos no dia a dia para executar alguma tarefa.

Subir escadas, agachar e levantar são exemplos de movimentos funcionais, pois, através deles, podemos fazer algo útil e necessário para cumprir a nossa rotina (pegar uma caixa, subir um andar, etc.).

A diferença entre agachar e levantar em casa e fazer o mesmo em um Studio especializado que oferece essa modalidade é a qualidade do movimento.

Se você sente dores ao agachar e subir escadas, por exemplo, pode significar que você não está executando o movimento de maneira confortável e adequada para o seu corpo. 

O treino funcional vai “desenvolver” a musculatura e o equilíbrio, deixar o movimento mais especializado e o corpo mais preparado e desenvolto, jogando a performance e o condicionamento físico lá para cima.

Pelo seu dinamismo e pela fama de acelerar o emagrecimento – já que é ótimo para queimar calorias – o Treino Funcional tem se difundido bastante e é cada vez mais procurado pelos brasileiros.

5 motivos para incluir o Treino Funcional nas suas metas para 2020

1. Você precisa adotar uma atividade física JÁ  

E isso não é segredo para ninguém. 

Não importa a sua idade, ocupação ou estilo de vida. SEMPRE existe a atividade física que se encaixa no seu ritmo, no seu tempo e que é agradável para você.

O treino funcional é uma ótima atividade física para sair do sedentarismo para uma vida mais ativa, pois, os movimentos não são coisas do outro mundo e basta um pouco de dedicação para executá-los.

Além disso, adotar o treino funcional diminui o risco de acidentes, lesões e quedas, pois, fortalece o corpo e melhora o equilíbrio. Treino funcional emagrece e torna a execução de movimentos simples mais qualificada. 

2. O Treino Funcional é INVESTIMENTO e não um gasto! 

Ao contrário do que você possa pensar, ao pagar aulas de treino funcional, você não está simplesmente gastando dinheiro.

Como uma modalidade séria, e realizada com o acompanhamento de um profissional especializado, o TF é, na verdade, um investimento.

Imagine que, por uma infelicidade, você se lesione em um jogo por fazer um movimento sem preparo. Ou puxar o sofá com muita força em uma posição inadequada.

Além do problema da dor e do afastamento das atividades normais, você vai precisar pagar consultas e até mesmo fisioterapia por um tempo, para se reabilitar após a lesão.

O treino funcional, além de ser uma atividade física para manter a saúde do seu coração e combater a obesidade (e os problemas que vem com ela), ainda diminui o risco de você se lesionar, preservando e fortalecendo músculos e ossos.

Se isso não é um bom investimento, então não sei o que é. Haha 😊

3. Seu desempenho e rendimento no trabalho (e em todas as áreas da vida) só vão melhorar

Atividades físicas como o TF deixam seu corpo com um melhor condicionamento físico.

Não importa a sua ocupação. Em qualquer trabalho, precisamos trabalhar o movimento. Mesmo quando sentados ou de pé o dia todo, nosso corpo precisa de preparo.

Muitas vezes, um dia inteiro sentado na frente do computador pode ser mais arriscado e estressante do que um dia inteiro carregando caixas.

No entanto, nos dois casos, o treinamento funcional aumenta a força, melhora a postura, traz relaxamento e melhora a execução dos movimentos, o que resulta em você desempenhando melhor suas tarefas e com menos incidência de dor.

4. Treino funcional aumenta sua força física

Quer mais força física, mas está sem tempo para academia? Treino funcional! 

Parece que o TF é bom para tudo, não é? Mas, na verdade, é sim. Graças a um vasto “repertório” de exercícios, se trabalha muitas funções do corpo, incluindo a força física.

Para começar, o corpo inteiro fica mais forte e tonificado com a prática regular d treino funcional. 

Se comparados com os exercícios feitos em aparelhos nas academias comuns, os exercícios do TF são muito mais completos e capazes de trabalhar mais de um grupo de músculos por vez.

Daí, mais força física em mais grupos de músculos. Otimizando seu tempo e trazendo melhores resultados. 😊

5. Manda embora o estresse e a ansiedade, e sobra mais tempo de qualidade para você!

Você já deve ter ouvido falar que exercício reduz o estresse e isso é verdade.

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Quando praticamos atividade física, dançamos, corremos ou brincamos ao ar livre, o organismo libera uma série de hormônios ligados ao prazer e bem-estar.

Serotonina, Endorfina e Dopamina. Esses hormônios, trazem bem-estar e regulam funções importantes do corpo, como sono e apetite, além de possuírem efeito analgésico.

Gostou da lista? Não espere mais para começar a turbinar a sua saúde. O maior beneficiado em aderir ao treino funcional será você.

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