5 Posturas Erradas mais Comuns e como elas podem prejudicar sua coluna!

posturas erradas

Você já deve ter ouvido milhares de vezes a frase: “postura ereta!”, num momento em que você estava curvado ou “torto”. E isso tem um fundamento: o hábito de permanecer em má postura pode levar a problemas mais graves no futuro.

Postura errada é todo tipo de posição em que demoramos certo tempo e que acabam forçando nossas articulações de forma que causam desgaste articular e também uma desorganização em outros sistemas, como o cardiovascular e o respiratório.

Ora, sendo a coluna vertebral a principal articulação onde o  seu desgaste ou curvatura não-natural acaba por interferir no bom funcionamento de todo o corpo.

Por isso, hoje, nosso artigo é inteirinho dedicado a falar da postura errada, dos principais tipos, e como podemos prevenir e tratar problemas gerados pela má postura.

#1 Dormir de Bruços

Essa pode ser a mais difícil para a turma que adora dormir com a barriga para baixo, mas é uma triste realidade.

Além de ser uma posição que pode levar ao torcicolo, ainda pode causar dor nas costas e trazer prejuízos para as articulações intervertebrais do pescoço.

O mais indicado mesmo é dormir de lado, sempre com o auxílio de um travesseiro entre as pernas para deixar o corpo alinhado.

Mantenha um travesseiro embaixo da cabeça, de forma que seu pescoço fique alinhado com a coluna. Entre os joelhos, use um travesseiro mais fino.. Lembre-se de manter as pernas ligeiramente dobradas.

Se você não conseguiu, pode continuar dormindo de barriga para baixo e coloque um travesseiro embaixo da barriga, para diminuir a curvatura da lombar.

#2 Levantar pesos sem flexionar os joelhos

Também é bastante comum, o ato de levantar pesos curvando (sobrecarregando), as costas,  esse ato pode causar dores e aquele famoso “mal-jeito”, que na verdade é resultado de esforço indevido e despreparado em uma região do corpo.

Ao pegar objetos que estão no chão, evite curvar-se para pegá-los (deixando a coluna em forma de arco). 

Em vez disso, abaixe-se dobrando os joelhos, que são estruturas mais preparadas para realizar esse tipo de movimento.

#3 Arrumar a casa com as costas dobradas

Varrer a casa, usar o aspirador, retirar água com um rodo… Como suas costas ficam durante essas atividades?

Se você se curva, abaixando-se enquanto limpa a casa, você está sobrecarregando as articulações e ainda pode acabar com dor nas costas e no pescoço.

O ideal é que você procure executar as atividades diárias com as costas bem retas e firmes, de forma que o desenho seja uma linha reta e não curva.

#4 Cruzar as pernas

Não é fácil se livrar de hábitos quase inconscientes e, provavelmente, esse é o pior e mais difícil item dessa lista.

Sentar com as pernas cruzadas causa um desnível do quadril resultando em um desequilíbrio na coluna lombar para um dos dois lados.

A forma correta de sentar é com as pernas livres e entreabertas, ombros ligeiramente inclinados para trás e os pés bem firmes no chão. Se você trabalha o dia todo sentado, o ideal é usar um apoio nos pés para que seus joelhos fiquem alinhados ao seu quadril, evitando dores e lesões.

#5 Sentar-se curvado para frente

Quem trabalha diariamente no computador precisa estar atento a essa mania.

Trabalhar com as costas curvadas, inclinadas na direção do computador, pode trazer dores musculares constantes e uma grande contração de toda musculatura cervical e lombar.

A forma mais adequada e saudável se sentar é com as costas apoiadas inteiramente no encosto da cadeira e o quadril para trás. Os braços devem estar apoiados sempre em cima da mesa ou no braço da cadeira à altura dos cotovelos.

Corrigindo e Prevenindo a má postura com RPG e Pilates

Para evitar ou tratar a má postura, você precisa condicionar o seu corpo para o equilíbrio, aumentar a força, melhorar o controle, a consciência corporal e a respiração. 

O Pilates é uma atividade que consegue englobar todos esses aspectos (e mais alguns), e ajuda você a desenvolver consciência sobre a forma como seu corpo se movimenta.

Porém, se você já foi diagnosticado com problemas de postura ou mesmo já consegue perceber a má curvatura da coluna, você pode procurar pela Reeducação Postural Global (RPG).

A RPG trabalha com padrões posturais que aliviam as dores musculares causadas pela má postura e ainda ajuda na correção do desvio, especialmente quando forem inferiores a 40º.

As duas opções são indolores e não-invasivas e ainda acarretam em muitos outros benefícios para a saúde, principalmente a prática regular de Pilates

Dica bônus: Cuidados para evitar dores na coluna

Usar mochilas muito pesadas ou bolsas de um lado só, podem trazer sérias alterações na coluna e no quadril, pois o desnivelamento de peso empurra o ombro para baixo e, consequentemente, o quadril.

Passar muito tempo na mesma posição, seja em pé, sentado em frente ao computador ou realizando atividades repetitivas podem trazer dores nas costas e na coluna, além de interferir na circulação e levar à inchaços nas pernas e pés.

Por isso, a cada 1 hora na mesma posição, levante-se e ande de um lado para o outro, faça alongamentos nas pernas, braços e pescoço. Isso evita inchaços e dores incômodas.

Cuide dos seus hábitos, pois a prevenção é o melhor remédio!

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