Dor Muscular: Tratamentos e Causas

dor muscular

Certamente, em algum momento da vida, você já sofreu de dor muscular.

Quem nunca sentiu os músculos tensos e uma área específica dolorida após uma faxina pesada ou até mesmo depois de um dia puxado de trabalho?

Muitas vezes isso acontece porque não estamos acostumados com uma atividade física mais intensa, ou nossos músculos não estavam condicionados para o exercício.

Apesar de ser comum, e ter diversas causas, a dor muscular pode envolver mais de um músculo e causar grande incômodo, inclusive dificultando tarefas diárias.

Vamos conhecer neste artigo as principais causas da dor muscular e os tratamentos a ela relacionados.

O que é dor muscular

A dor muscular tem sua origem em um desgaste, geralmente causado pelo uso excessivo ou lesão por um esforço físico contínuo e intenso.

Nesses casos, o músculo mais trabalhado pode começar a ser sentido logo após o término da atividade física ou na manhã no dia posterior. 

Como se trata de uma dor causada por intenso trabalho físico, geralmente é identificada facilmente, pois quase sempre conseguimos lembrar do esforço (atividade incomum) que fizemos e que gerou a lesão.

No entanto, lesão por esforço é apenas uma das causas da dor muscular.

A dor muscular pode ser apenas um sintoma de que seu corpo está passando por alguma infecção ou mesmo de uma gripe comum, que afeta os músculos e causa a dor muscular.

Atenção: Dor muscular pode ainda ser confundida com a fibromialgia, que vem acompanhada de distúrbios do sono, fadiga e dores de cabeça.

Por isso, se a dor muscular durar mais de 3 dias e a origem da dor não for identificada, procure um médico para se certificar de que está tudo bem.

Possíveis causas de dores: coluna, pescoço, ombro, braços

Para ajudá-lo a identificar o que pode estar causando sua dor muscular, vamos apontar possíveis cenários que podem estar causando lesões e dores em algumas áreas específicas do corpo.

Coluna: nesse caso, você deve ficar atento especialmente à sua postura. Em qual posição você passa mais tempo durante o dia? (andar, ficar parado, ficar sentado por muito 

tempo…) Preste atenção em como você carrega objetos pesados. Será que você não está sobrecarregando sua coluna? Fique atento.

Pescoço: Qualquer noite mal dormida pode deixar você com o pescoço dolorido, mas também travesseiros e colchões em más condições; a posição que você passa horas mexendo no celular; sua postura na hora de trabalhar na frente do computador e falta de alongamento na região.

Ombro: Dor muscular no ombro pode ser causada por má postura, carregamento de peso em postura inadequada, treinos mal executados e falta de alongamento na região.  

Braços: Essa é fácil. Provavelmente você foi a um jogo de tênis depois de muito tempo (mesmo que tenha sido pelo Xbox) ou carregou muito peso no dia anterior (sacolas pesadas, caixas, crianças…) Também pode acontecer após fazer flexões e barras sem preparo físico. Atividades incomuns que envolvam esportes também pode causar dor muscular nos braços.

Tratamentos: RPG e fisioterapia, liberação miofascial, dry needling e acupuntura, massagem relaxante

Felizmente, a medicina atual possui diversos tratamentos para dor muscular, inclusive não apenas para aliviar a dor, mas para tratar a origem da dor. É o caso da fisioterapia e da RPG

Ao reeducar a postura corporal, além de tratar as dores atuais, você evita as dores futuras, aprendendo a executar as posturas adequadas em cada posição.

Se você quer um alívio imediato e ainda diminuir a tensão e o estresse, recomendamos a massagem relaxante (tradicional) ou a liberação miofascial. 

Ambas utilizam do trabalho manual para trazer relaxamento muscular, a diferença é que na liberação miofascial, o fisioterapeuta visa maior liberdade entre o músculo e a fáscia (uma membrana conjuntiva.)

 Assim, ele utiliza os pontos gatilhos para desfazer os nódulos que se formam pela tensão muscular. É recomendada contra o estresse, após treinos intensos e mal hábito postural.

Já para os amantes da terapia com agulhas, temos a acupuntura ou o dry needling.

Na acupuntura, certos pontos pré-definidos são estimulados com o auxílio de agulhas, para melhorar circulação e orientar melhor a energia, trazendo vários benefícios, entre eles, o relaxamento muscular e a diminuição do estresse.

No Dry Needling, ou “agulhamento seco” as agulhas são inseridas diretamente nos pontos de tensão, ou seja, é voltada especialmente para a dor que você está sentindo no momento.

Vale lembrar que todos esses procedimentos (e mais alguns!) você encontra no Studio Casa Verde.

Dica bônus: hábitos que ajudam a evitar dores musculares

Prevenir sempre é a melhor opção. Se você deseja evitar dores musculares futuras e reduzir ao máximo suas ocorrências, veja as dicas que separamos a seguir:

  • Procure sentar corretamente
  • Não passe o dia inteiro na mesma posição
  • Alongue-se sempre que possível
  • Considere fazer aulas de Pilates ou Treino funcional
  • Uma alimentação rica em Vitaminas, Cálcio e Ferro.

Pronto! A receita para uma vida com menos dor muscular e mais qualidade está bem acima. Que tal começar a botar em prática hoje?

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