Desvios Posturais: Quais os tipos mais comuns e como tratá-los

tratamento para coluna


Tratamento para coluna é um assunto sério. 

Muitas pessoas se “auto diagnosticam” ao primeiro sinal de dores ou desconfortos na coluna e já decretam: “estou com escoliose”. 

O problema do autodiagnóstico é que nem sempre a pessoa, de fato, está com escoliose e o tratamento para coluna escolhido não é o mais indicado.

Tratamento para coluna

Pensando em sanar as dúvidas a respeito dos principais problemas na coluna é que fizemos esse artigo. Nele, você vai descobrir quais os principais tipos de desvios posturais e o tratamento adequado para cada caso.

Hérnia de Disco

Boa parte dos problemas na coluna começam quando sobrecarregamos um nervo, quando passamos muito tempo em posições inadequadas e que prejudicam o alinhamento da coluna ou carregamos muito peso de forma errada.

A hérnia de disco é um problema bastante comum e pode ou não vir acompanhada de dor.

Muitas pessoas tem hérnia de disco, mas não sentem dor.

A hérnia de disco se forma quando o revestimento externo de um disco se rompe. 

O disco intervertebral é responsável por criar uma ligação entre cada um dos ossos da coluna, permitindo assim, que eles se movam, e sua principal função é o amortecimento dos impactos.

Quando o disco está danificado, os movimentos são limitados e a pessoa pode experimentar dores irradiadas, inclusive nos braços e pernas.

Para ajudar no tratamento da coluna nesse caso específico, muitos ortopedistas da atualidade estão recomendando o Pilates aplicado ao tratamento da hérnia de disco.

Como uma técnica que ajuda a reaver os movimentos e alivia as dores, o Pilates pode contribuir significativamente para o tratamento para a coluna no caso de hérnia de disco.

Escoliose

Nem todo desvio postural é escoliose.

A escoliose acontece quando a coluna vertebral adquire uma curvatura anormal, esse desvio vem associado a lateralização e rotação das vértebras. 

Ela pode ser congênita (se formar desde o ventre materno), neuromuscular (causada por fraqueza muscular) ou idiopática (sem causa definida).

Os desvios abaixo de 25º são praticamente desconsiderados como escoliose que precise de tratamento. Os desvios entre 25º e 30º já são mais significativos e merecem tratamento.

Os casos mais graves, porém, incluem desvios entre 45º e 50º e precisam ser corrigidos para aliviar as dores e melhorar a mobilidade da pessoa.

Para o tratamento da coluna nesse caso, o RPG é o tratamento mais indicado. Os pacientes até mais jovens e com o grau de escoliose menor tem mais chances de sucesso. 

A técnica consiste em utilizar padrões de posturas para corrigir a estrutura da coluna. É um tratamento agradável, que não apenas corrige os desvios posturais mas alivia dores e reeduca o corpo a movimentar-se e posicionar-se corretamente e com segurança, evitando o surgimento de lesões. 

Cervicalgia

A Cervicalgia tem se tornado um problema cada vez mais recorrente. 

Esse fato está ligado às causas das dores cervicais: muito tempo sentado (de forma errada) em frente ao computador e má postura na hora de dormir. As posições inadequadas por horas segurando o celular, esforço repetitivo e outras “demandas” do século XXI.

Caracterizada por dores na região cervical, a cervicalgia pode ser bastante incômoda e impossibilitar movimentos e atividades do cotidiano.

Para esse caso específico, o tratamento para coluna “ideal” inclui RPG ou Pilates, pois ambas as técnicas trabalha a mobilidade e reforço da coluna, respiração, concentração, equilíbrio e desenvolve consciência corporal, que é um fator essencial para manter a postura correta de forma constante e natural.

Dores na Coluna e musculares

Na correria do dia-a-dia pense na quantidade de movimentos que fazemos. Nos agachamos, levantamos, pegamos peso de forma errada, sentamos de forma errada, ficamos tensos e sobrecarregados… E nosso corpo sente tudo isso.

As dores na coluna e as dores musculares podem ser pontos de tensão concentrada em determinada musculatura ou um grupamento muscular.

A massoterapia nesse momento, pode ser a melhor opção para promover relaxamento e melhorar a circulação local, diminuir dores e deixar você com disposição para encarar mais uma semana de correria.

A quiropraxia também pode ser utilizada para promover correções posturais através de ajustes articulares que favorecem o alongamento da musculatura para promover a melhora na qualidade de vida, aumentando sua saúde e bem-estar!

Agora, você já conhece alguns dos tratamentos de coluna mais eficientes para combater dores e patologias. Converse com seu fisioterapeuta ou ortopedista e escolha o Studio Casa Verde para acompanhá-lo nessa jornada de saúde e autoconhecimento.

Não viva com dor. Comece hoje mesmo a viver intensamente cada movimento. Vem pra Casa Verde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *