Tratamento da Fibromialgia: 7 tipos de tratamento que Aliviam a Dor

fibromialgia

O que você entende por tratamento da Fibromialgia? Se a resposta é “Nada!” você definitivamente precisa ler esse post. 

Sabia que você pode ter fibromialgia sem ao menos saber? Trata-se de uma doença reumatológica das mais comuns e pode até impedir uma pessoa de realizar atividades simples do dia a dia por causa da dor intensa e limitante.

A fibromialgia é uma síndrome que afeta as articulações, tendões, músculos e outros “tecidos moles”, deixando-os doloridos e muito sensíveis.

A doença pode ainda estar ligada à queda dos hormônios femininos, já que de cada 10 pacientes com fibromialgia 7 a 9 são mulheres que já passaram dos 30 anos.

Fique atento aos sinais e procure tratamento da fibromialgia, caso você venha apresentando os sintomas da doença. 

Principais Sintomas

Muitas pessoas demoram a procurar tratamento da fibromialgia por achar que se trata de dores e tensões comuns do dia a dia ou da idade.

 Isso tem uma razão simples: a fibromialgia compreende sintomas comuns como dores musculares generalizadas e quadros de fadiga, seguida de alterações no sono, na memória e até mesmo no humor.

A Fibromialgia pode acometer diversos grupos de pessoas mas sua maior prevalência é em mulheres na faixa dos 35 a 44 anos e que tenham sofrido algum trauma físico ou psicológico.

Cirurgia e infecção na faixa etária supracitada também pode provocar o surgimento de fibromialgia e seus sintomas.

Como o médico dá o diagnóstico? Bom, o diagnóstico da fibromialgia baseia-se nos focos de dor do paciente. Esse diagnóstico se dá quando já se excluiu outras complicações.

Para isso, o paciente receberá certa pressão nos 18  pontos anatômicos do corpo que são afetados pela doença.

Se o paciente acusar dor em pelo menos 11 desses 18 pontos, associado a outros sintomas ele poderá ser diagnosticado com fibromialgia. 

Tipos de Tratamento da Fibromialgia

Mas, vamos falar de coisa boa!

A Fibromialgia tem tratamento e se livrar das dores é mais fácil do que você pode imaginar. Veja a seguir, alguns tratamentos e exercícios que podem ajudar você.

Treinamento Funcional

Uma vez que as dores comprometem músculos e articulações, comprometem diretamente a mobilidade do paciente. 

Para auxiliar no tratamento da Fibromialgia e na recuperação dos movimentos tanto quanto no alívio das dores, recomenda-se o treinamento funcional.

Com o treino funcional, você vai ganhar um gás a mais, como a melhora da postura, do condicionamento físico, condicionamento cardiovascular e ainda aliviar as dores incômodas da fibromialgia

RPG

Nada melhor como tratamento de fibromialgia do que algumas sessões de RPG

Começando com a correção da postura, RPG te ensina a movimentar-se com segurança, sempre mantenho uma boa postura.

Isso é fundamental não só para tratar lesões, como para evitar lesões futuras por má postura e a execução errada de movimentos repetitivos.

Pilates

O  Pilates, além de auxiliar no alívio das dores e a melhora da postura, auxilia a diminuir o estresse e a relaxar.

Sabemos que qualquer tratamento da fibromialgia deve envolver relaxamento não apenas muscular, mas mental e emocional, para que os sintomas possam ser, de fato, amenizados.

Massagens e técnica de relaxamento

Se o segredo é relaxar, pode deixar por conta das massagens. Elas desfazem os nós de tensão que sobrecarregam os músculos e ajudam a melhorar a circulação, liberando seu corpo daquele cansaço “pesado”.

No mais, você pode recorrer a outros tratamentos com acompanhamento profissional especializado como:

  • Fisioterapia
  • Programa de exercícios e preparo físico
  • Terapia cognitivo comportamental

O tratamento da fibromialgia exige comprometimento e ajuda profissional de verdade, pois trata-se de dores com causas neurológicas também. Trate o foco da dor e os sintomas serão naturalmente atenuados.

Dica extra: Hábitos que evitam as crises de dor

Dizem que não há melhor remédio do que a prevenção e isso é verdade. Alguns cuidados básicos podem manter você longe da fibromialgia e mais perto de uma melhor qualidade de vida.

Aprenda a lidar com o estresse e afaste os pensamentos negativos. Procure focar nas coisas boas e positivas da sua vida.

Evite o convívio com pessoas que te deixam para baixo. Isso sem dúvidas não é tarefa fácil, mas é possível.  

Procure ter uma rotina que inclua caminhadas, pratique atividades que você gosta e que exercite seu corpo e seu cérebro. Invista em seu lazer e bem estar!

Mantenha uma dieta balanceada. Quanto menos toxinas no corpo, menos retenção de líquidos, dores e inflamações. Alimente-se bem!

Não esqueça de cuidar da espiritualidade, ter fé e cuidar da alma!

O tratamento da fibromialgia tem que vir acompanhado de uma conscientização de sua parte.  Seja sua maior aliada no combate a essa doença!  

E saiba que pode contar sempre com nossa equipe para o que precisar, estamos prontos para te ajudar!

One thought on “Tratamento da Fibromialgia: 7 tipos de tratamento que Aliviam a Dor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *