Exercícios para idosos: prevenção e qualidade de vida

Exercícios para idosos

Um dos principais desafios da terceira idade é chegar nessa fase da vida com saúde e qualidade de vida. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios são os pilares para prevenção de doenças e primordiais para uma vida duradoura.

Entenda o porquê de se exercitar na terceira idade, quais exercícios fazer e principalmente, quais os benefícios.

 

A importância da prática de exercícios para idosos

A realização de exercícios na terceira idade é essencial para garantia da flexibilidade e coordenação motora, para o alívio de dores, redução sintomas de doenças físicas e psicológicas, manutenção do equilíbrio, dentre outros.

A sensação revigorante proporcionada pela atividade física, traz à tona o sentimento de felicidade e bem-estar, pois nos sentimos cada vez mais vivos. Os exercícios para idosos são fundamentais para o controle do peso, bem como a regulação das funções básicas do corpo.

Os exercícios promovem o fortalecimento da musculatura e a manutenção da mobilidade. Ao mesmo tempo, garantem a realização das atividades cotidianas sem qualquer desconforto.

Se exercitar na terceira idade, além de garantir saúde significa caminhar em direção a uma vida feliz. Aproveitar as experiências adquiridas com o passar dos anos, e viver com autonomia e qualidade de vida.

 

Quais exercícios fazer?

O primeiro passo foi dado ao compreendermos a importância da prática de exercícios para idosos. Entretanto, uma dúvida surge, quais exercícios fazer?

O Pilates, Treinamento Funcional, HIIT, Caminhada, são excelentes atividades para essa fase da vida. Essas atividades têm como ações diretas, a melhora da coordenação motora, fortalecimento muscular, equilíbrio, postura, redução de peso e o restabelecimento do sistema cardiorrespiratório. Todavia, antes de iniciar qualquer atividade é essencial passar por avaliação médica e sempre buscar profissionais qualificados para auxiliar na realização dos exercícios.

O reforço do condicionamento físico adquirido a partir dos exercícios como no Pilates e nos treinamentos do HIIT, preservam os movimentos funcionais dos idosos. Portanto, o risco de lesões e fraturas, por conta de quedas é reduzido drasticamente.

Outro diferencial dessas atividades é sua versatilidade. Os treinamentos são moldados de acordo com o ritmo e capacidade de cada um. Esses exercícios para idosos são realizados com supervisão de profissionais capacitados, proporcionando segurança para as atividades.

 

Quais são os benefícios?

A prática de exercícios físicos para os idosos proporciona, desde benefícios físicos como psicológicos. A realização de atividades física regularmente, permite aos idosos uma vida com saúde e sem tantas limitações como muitos pensam.

Dentre os vários benefícios que os exercícios na terceira idade garantem, vamos destacar alguns:

  • Redução do risco de doenças
  • Melhora na coordenação motora e na postura
  • Melhora a qualidade do sono
  • Favorece a independência e mobilidade
  • Melhora da autoestima
  • Prevenção de quedas
  • Diminui os riscos de depressão, estresse e ansiedade
  • Ajuda no controle da diabetes, tensão arterial e nos níveis colesterol (bom e ruim)

 

Com a prática de exercícios físicos na terceira idade, temos a garantia de um corpo e mente saudáveis.

 

Saúde e qualidade de vida!

Seja através do Pilates, ou do treinamento funcional o importante é se exercitar. Várias são as melhorias na qualidade de vida, que podemos alcançar através dessas atividades. Ser idoso não deve ser encarado como limitação, pelo contrário, também devemos aproveitar essa fase da vida. A busca pela felicidade começa com o bem-estar do corpo.

Junte-se, às várias pessoas que resolveram viver essa fase da vida de uma maneira diferente. Exercite-se!

 

2 thoughts on “Exercícios para idosos: prevenção e qualidade de vida

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