Fisioterapia e métodos para o tratamento da dor na coluna

fisioterapia para tratamento da dor na coluna

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que qualquer pessoa, em determinado momento da vida, irá apresentar dores nas costas, variando a intensidade. Este estado de dor é comum principalmente na fase adulta e na terceira idade, pode ser tratada tanto por métodos conservadores como a fisioterapia e em alguns casos mais extremos com cirurgias.

A dor na coluna gera um desconforto grande e traz diversas limitações ao paciente, podendo ser do tipo aguda ou crônica. No tipo aguda, a dor pode permanecer por semanas. Enquanto no tipo de dor crônica, a pessoa tende a sofrer com o problema por meses ou pelo resto da vida. Nesse caso, a dor, que a princípio se concentrava nas costas, pode irradiar para os braços e pernas, podendo gerar ainda mais limitações.

As dores na coluna podem afetar toda a região das costas, sendo mais comum a região lombar. Essa dor pode irradiar dos glúteos até os membros inferiores. E muitas das vezes quando afeta os membros inferiores, onde se encontra o nervo ciático, pode haver incapacidade física e perda de sensibilidade.

Essas diversas disfunções podem ser causadas principalmente pela postura inadequada, sobrecargas excessivas, inflamações, movimentos bruscos, sedentarismo, execução errada de exercícios físicos, movimentos repetitivos, dentre outros.

Felizmente a fisioterapia para dores na coluna é um tratamento muito eficiente em todos os estágios da dor. Seja o caso agudo ou crônico, a fisioterapia é um complemento essencial para o alívio desses problemas.

Além da fisioterapia tradicional, hoje já existem diversos métodos que também ajudam a intensificar o tratamento da coluna e ser mais resolutiva com resultados mais duradouros, conheça dois deles:

 

RPG

A RPG, ou Reeducação Postural Global, é uma técnica da fisioterapia utilizada para o tratamento das dores que têm origem em desvios posturais e, não só usada para esses tratamentos, é uma ótima alternativa para quem quer mais qualidade de vida e ainda melhorar a postura. A RPG ameniza desde dores cervical, torácica e lombares até problemas posturais e respiratórios.

Seu objetivo vai além de só tratar as dores, mas também atuar como prevenção de todos os problemas relacionados à má postura e dessa forma, dar uma nova conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O tratamento é baseado em trabalhos respiratórios, posturais e alongamentos profundos.  As sessões podem ser em grupo ou individuais e duram cerca de uma hora. É indicado que seja feito pelo menos uma vez por semana, inicialmente são realizadas dez sessões; depois é feita uma reavaliação para ver se existe a necessidade de continuar o tratamento.

Muitos pacientes continuam o tratamento de RPG por anos, porque como dissemos ele não só trata  problemas posturais mas também trás muita qualidade de vida para quem o pratica.

 

Conheça alguns dos vários problemas tratados com a RPG:

  • Ortopédico: como pés planos e cavos, joelhos valgos (em x), joelhos varos (do cowboy), joanetes, escoliose, dores cervicais e dorsais,  lombalgia (dor lombar), e lombociatalgias (dores ciáticas), Hiperlordoses e hipercifoses;
  • Neurológico: hérnias de disco e labirintite;
  • Reumatológico: artrites, artrose, bursite e tendinite;
  • Respiratório: asma e bronquite;
  • Somáticos: estresse, distúrbios circulatórios, alterações auto-imunes e digestivos;
  • Ocular: estrabismo.
  • Outros problemas: enxaqueca, torcicolo e alterações de postura devido a timidez.

 

Quiropraxia

A quiropraxia é outra técnica da fisioterapia que é realizada apenas com as mãos. A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético. Através dela são feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores da coluna e de todo o corpo.

O tratamento em si é feito por meio de manobras  de manipulação (popularmente descritas como estalos), extremamente seguras de alta ou baixa velocidade.

Os benefícios são vários, além do alívio da dor muscular, a melhora da qualidade de vida é significativa.  Alguns relatos de pacientes que adotaram o método são também de melhora do sono e controle do estresse.

 

Conheça alguns dos vários problemas tratados com a quiropraxia:

  • Cervicalgias;
  • Lombalgias;
  • Hérnias de disco e cervicais;
  • Ciatalgias;
  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, carga excessiva de peso, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc);
  • Alivia os sinais de compressão nos nervos espinhais;
  • Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo.

Quando procurar pela fisioterapia?

Como você pode ver, a fisioterapia e seus métodos são muito mais do que um tratamento, são um estilo de vida. Com eles melhoramos a saúde física, mental e a qualidade de vida. Muitas das vezes a fisioterapia é indicada por um médico, mas vários métodos como a RPG e a Quiropraxia podem ser realizados sem uma prescrição médica, pois auxiliam na postura e em muitas outras áreas da saúde do paciente.

Então se você se enquadra em alguns desses problemas da coluna ou outros citados acima,nos procure para agendar uma avaliação com nossos fisioterapeuta se descubra qual o tratamento mais indicado para você.

 

Coloque sua saúde em primeiro lugar!

2 thoughts on “Fisioterapia e métodos para o tratamento da dor na coluna

    • Criativa MP says:

      Olá Lucia, nós estamos em Belo Horizonte. Nos acompanhe pelas redes sociais, sempre postamos várias dicas e conteúdos relevantes. Intagram: @studio.casaverde Facebook: Studio Casa Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *