Pilates para Reabilitação

O Pilates é uma ferramenta muito útil na reabilitação, ele é considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Em sua infinidade de benefícios também é necessário para o paciente durante a reabilitação.

O Pilates para reabilitação é dividido em uma sequência de módulos, básico, intermediário e avançado, sendo realizados exercícios no solo (Mat Pilates) e nos aparelhos, que passam por variações nos ângulos, na carga e na frequência dos movimentos de acordo com a necessidade de cada paciente. Os exercícios de Pilates como reabilitação devem ser feitos de forma suave com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente.

O Pilates trata com principal foco a respiração, articulação da coluna, organização da cabeça, pescoço e ombros, alinhamento das extremidades e descarga de peso, integração dos movimentos, alongamento axial e controle de centro.

O método trabalha para alinhar os 3 pontos da coluna vertebral, occipital, região dorsal média e sacro, respeitando suas curvas fisiológicas, lordoses cervicais e lombares, e cifose torácica. A utilização de abdominais, em especial o transverso do abdômen, formando um centro alinhado, forte e equilibrado, que constitui a base para todos os movimentos do corpo humano.

O Pilates para reabilitação é uma alternativa atraente para o tratamento de distúrbios musculoesqueléticos e para a saúde e qualidade de vida.

Como um aliado muito importante na reabilitação, o pilates e seus variados exercícios são bem completos e trabalhados com pouco impacto.

Cada um dos exercícios são feitos de acordo com o ritmo do paciente e a progressão é realizada de maneira proporcional ao desempenho do mesmo, podendo ser realizadas, adaptações para que o paciente realize os exercícios com segurança.

Em um pós-operatório de joelho, as cargas e a amplitude de movimento podem ser modificadas, tornando assim a reabilitação no pilates segura. Indica-se que o instrutor tenha amplo conhecimento da técnica e da patologia em questão, além de realizar uma avaliação previamente.

O Pilates deve ser como um aliado durante o tratamento de fisioterapia com um papel importante na continuidade da reabilitação do paciente.

O Método Pilates é uma ferramenta eficaz na reabilitação, quando aplicado de acordo com seus princípios e por um profissional qualificado. Nos exercícios iniciais movimentam-se as regiões distais ou proximais ao local da lesão, ou no caso de uma lombalgia inicia-se com estabilização da pelve, para depois iniciar as mobilizações. Conforme a evolução do paciente aumenta-se a carga e amplitude dos movimentos, também se inicia o trabalho de propriocepção dentro das possibilidades do paciente.

Quando a mobilidade e a força muscular do paciente tenham sido restauradas, pode-se aumentar o grau de dificuldade dos exercícios proprioceptivos e sempre trabalhando de maneira específicas. Esse método proporciona um trabalho consciente dos movimentos, mesmo quando existem contra indicações, os exercícios podem ser adaptados para cada quadro do paciente.

Nosso diferencial

O Studio casa verde conta com os melhores fisioterapeutas que estão sempre prontos para prestar um atendimento diferenciado e que traga resultados para você. Possuímos vários recursos para serem utilizados durante o tratamento fisioterápico. Venha conhecer o nosso Studio Casa Verde.

Temos como diferencial os nossos atendimentos que são individualizados e tem a duração de 1 hora. Contamos também com diversos acessórios e aparelhos para auxiliar durante o tratamento, além disso, fazemos atendimentos a domicílio quando necessário.

Agende uma avaliação com um de nossos profissionais e descubra qual o tratamento mais indicado para você!

(31) 3462-8730 | (31) 9 8904-6884

Rua Engenho de Dentro, 619 – Alto Caiçaras – Belo Horizonte/MG

4 thoughts on “Pilates para Reabilitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *